Skip to main content

A gravidez já é um momento de grandes mudanças.

Sejam elas, emocionais, físicas e psicológicas, a mulher passa por enjoos, inchaços e instabilidade de humor.

O que muitas não se dão conta é que os olhos também podem demandar atenção por parte das gestantes.

Uma das mudanças mais comuns é a alteração de grau durante a gravidez.
Isso acontece em decorrência de transformações típicas desse período, como alterações hormonais, retenção de líquido e aumento de peso, que podem alterar o formato e a espessura das córneas e do cristalino. Com isso, a visão acaba ficando distorcida e as lentes de contato ou óculos já não são mais capazes de desembaralhar a visão como deveriam.

Porém, a boa notícia é que essa condição é passageira e as córneas voltam ao seu estado normal de forma gradativa após o parto.

Apesar disso, se durante a gestação os sintomas gerados por essas alterações, como dor de cabeça e tontura, se tornarem muito incômodos, o ideal é procurar por um profissional que possa te ajudar. Assim como, caso os sintomas persistam após a gestação, é importante ir ao oftalmologista para que seja possível atualizar a refração para um novo grau que proporcione mais conforto.

Um alerta importante é sobre uso de colírios. Apesar de parecerem inofensivos, eles só podem ser usados com prescrição médica, já que podem causar graves problemas à saúde do feto.

Portanto, é extremamente importante que as gestantes só usem esses medicamentos com o aconselhamento de um oftalmologista, pois somente o médico será capaz de receitar um colírio que não contenha componentes que sejam tóxicos ao desenvolvimento do bebê.

Então, se você está gestante, já acrescente na sua lista de exames e consultas a visita ao oftalmologista.

👁 Resp. técnico: Dr. Guilherme Moura • CRM-PE 18586
🖥 www.hospitaldeolhos.med.br
📞 (87) 3014-2000 • (87)3861-9036 • (87) 9.8844-8016
📍 Rua Dr. Júlio de Melo, 82 • Petrolina

Close Menu
WeCreativez WhatsApp Support
Entre em contato por aqui para marcar sua consulta!
👋 Olá, como podemos ajudar?