O sono de má qualidade é um fator de risco para inúmeras doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade que podem provocar problemas oculares graves.
Pessoas com insônia, baixa qualidade de sono e Apneia Obstrutiva do Sono precisam ser avaliados por um oftalmologista. Somente com o acompanhamento médico poderá realizar o tratamento dos sintomas mais comuns e evitar problemas oculares mais graves causados por doenças sistêmicas.
Além disso, os distúrbios do sono provocam consequências na vida das pessoas por diminuir seu funcionamento diário, aumentar a propensão a distúrbios psiquiátricos, déficits cognitivos, surgimento e agravamento de problemas de saúde, riscos de acidentes de tráfego, absenteísmo no trabalho, e por comprometer a qualidade de vida, bem como causar deficiência de lubrificação e, consequentemente, sintomas que incluem irritação, olho seco, micro lesões da córnea e perda das proteções naturais fornecidas pela lágrima, aumentando o risco de conjuntivite.
Praticar exercícios físicos, deitar em posições confortáveis melhoram a qualidade do sono de qualquer um. A alimentação também desempenha um papel importante: comidas gordurosas antes de dormir, assim como estimulantes e álcool, atrapalham. Além disso, os procedimentos de higiente do sono são extremamente importantes.
👁 Resp. técnico: Dr. Guilherme Moura • CRM-PE 18586
🖥 www.hospitaldeolhos.med.br
📞 (87) 3014-2000 • (87)3861-9036 • (87) 9.8844-8016
📍 Rua Dr. Júlio de Melo, 82 • Petrolina