A retinopatia diabética é uma complicação ocular do diabetes potencialmente capaz de provocar a perda parcial ou total da visão, a ponto de estar entre as principais causas de cegueira na população mundial adulta.
Muitas vezes a não apresenta sintomas nos estágios iniciais, por isso a nossa recomendação é que se você é diabético faça pelo menos uma consulta oftalmológica por ano.
Embora essa complicação afete a maioria dos diabéticos com o passar dos anos, ela pode ser postergada com a manutenção de taxas adequadas de glicose no sangue.
O diagnóstico é feito no consultório médico por meio de um exame oftalmológico, com as pupilas dilatadas e com um colírio próprio para essa finalidade, de modo que possamos avaliar o fundo do olho e identificar as eventuais alterações vasculares.
Depois de diagnosticada, o tratamento, propriamente dito, vai depender do estágio da doença. Por exemplo, na fase inicial é recomendado o monitoramento regular com oftalmologista; além das prescrições médicas para dieta e a prática de exercício físico.
Nos casos mais graves da doença, alguns tratamentos cirúrgicos se fazem necessários. Então, mantenha sua consulta em dia e converse sempre com seu médico oftalmologista.
Quanto antes diagnosticar, mais rápido e fácil tratar.
👁 Resp. técnico: Dr. Guilherme Moura • CRM-PE 18586
🖥 www.hospitaldeolhos.med.br
📍 Rua Dr. Júlio de Melo, 82 • Petrolina